quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Inspiração e expiração


Inspiração: o diafragma contrai e desce, os músculos intercostais contraem e obrigam as costelas a subir e a deslocarem-se para fora, aumentando a cavidade torácica. Os pulmões expandem-se e o ar entra carregado de oxigénio.
Expiração: os músculos intercostais relaxam e as costelas descem e deslocam-se para dentro. O diafragma relaxa e sobe. Os pulmões contraem-se e o ar sai dos mesmos carregado de dióxido de carbono.
Hematose pulmonar: a hematose ocorre através da difusão. A difusão é quando as substâncias passam de zonas de maior concentração para zonas concentração

Sistema cardio respiratório

O aparelho respiratório é constituído pelas vias respiratórias, pulmões e órgãos que auxiliam os movimentos respiratórios.
Vias respiratórias: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.
Orgãos que auxiliam os movimentos respiratórios: diafragma, músculos intercostais e costelas
Fossas nasais: dois orifícios que se localizam no nariz que estão revestidos por uma mucosa que humedece o ar.
Faringe: é um orifício na via respiratória, faz a transição do aparelho respiratório e digestivo
Traqueia: tubo na cavidade toráxica (10-12 cm) revestida por músculo, paredes musculares revestidas por cilos e por anéis
cartalagireos

mas os anéis são fechadosBronquios: têm as mesmas coisas da traqueia,
Bronquíolos: ramificações aos brônquios, são iguais mas mais pequenos
alvéolos pulmonares: onde se dá a troca gasosa e tem apensa uma camada de células
Pulmões: são dois sacos esponjos revestidos por uma membrana, são muitos elásticos. Servem para alargar a caixa toráxica para respirar-mos bem. O pulmão esquerdo é mais pequeno que o direito por causa do direito, tendo o direito três lóbulos e o esquerdo apenas dois. Os nossos pulmões estão cobertos por uma dupla membrana com o nome de pleura, e entre estas duas membranas existe um líquido pleural.

Curiosidade: os nossos pulmões têm capacidade para seis litros, quando inspiramos profundamente são 4,5 litros, e meio litro numa inspiração normal. No meio litro de inspiração, apenas cerca de 70% é que vai entrar na corrente sanguínea. Temos sempre uma reserva de litro e meio nos nossos pulmões.

Linfa


A linfa é constituída por plasma, glóbulos brancos e plaquetas, e o seu objectivo é levar oxigénio até todos os orgãos, onde os gçóbulos vermelhos não conseguem ir. Existem dois tipos de linfa:
-intersticial: anda espalhada por todos os órgãos
-circulante: anda canalizada em canais/ vasos linfáticos

Grande e Pequena circulação

ciclo cardíaco

diástole geral o sangue entra para as aurículas, mas as válvulas estãofechadas. Dura o,4 segundos
Sístole auricular as válvulas abrem e o sangue passa para os ventrículos. Isto acontece porque as aurículas contraem, e dura 0,1 segundos
Sístole ventricular as válvulas das aurículas fecham, os ventrículos estão "cheios" de sangue, as válvulas semilunar abrem, os ventrículos contraem e o sangue passa para as artérias. Dura 0,3 segundos.














1º-diástole geral 2º-sístole auricular
3º- sístole ventricular

O ciclo cardíaco tem 0,8 segundos no total, e como o período de trabalho é igual ao período de relaxe permite ao coração durar tanto tempo.
Sístole é a contracção do coração
diástole é o relaxe do coração

Para todas as células dilatarem e contraírem ao mesmo tempo existem nódulos sino auriculares que provocam descargas eléctricas para que isso aconteça


O coração- os seus constituintes


1-artéria aorta
2-artéria pulomonar
3-veias pulmonares
4-válvula bicúspide
5-semilunar aórtica
6-veia cava inferior
7-válvula tricúspide
8-semilunar pulmonar
9-artéria pulmonar
10-veia cava superior
11-septo
A-aurícula esquerda
B-ventrículo esquerdo
C-ventrículo direito
D-aurícula direita