sábado, 8 de maio de 2010

O Vulcânismo

Materiais vulcânicos:


-Obsidiana: vidro vulcânico formado a partir do arrefecimento brusco da lava.


-Brecha vulcânica: rocha formada a partir de fragmentos arrancados à chaminé vulcânica pela ascensão da lava. Constitui um óptimo método directo-


-Pedra pomes: É uma rocha muito porosa, tornando-se muito leve por consequencia, resulta do aquecimento da lava com muito gás. À superficie da lava forma-se uma espécie de espuma (gás contido), e a rocha solidifica, o gás vai saindo quando a rocha está a arrefecer, "esburaando-a". É a unica rocha que bóia.





Tipos de lava:


-Lava fluida: é uma lava com pouco gás, muito liquida e com temperaturas e com temperatura muito elevada. Chama-se a esta lava encordada ou pahoehoe


-Lava viscosa: É uma lava com muito gás, menos liquida que a anteriore com temperaturas menos elevadas, ao sair da cratera escoa com dificuldade. Chama-se a esta lava escoriácea ou Aa.



-Lava muitoviscosa: é uma lava com muito gás, quase sólida e com temperaturas menos elevadas que a anterior, ao sair da cratera não escoa acumula-se formando uma especie de rolha, originando a agulha vulcânica. O gás como não pode sair acumula-se na chaminé e ao sair pode explodir com a agulha vulcânica dando origem à nuvem ardente. Os piroclastos se forem são as cinzas vulcânicas.



-Agulha vulcânica: edificio formado a partir da acumulação da lava muito viscosa. Devido ao tipo de lava a agulha é fragil e se a nuvem não a destruir os agentes erosivos rapidamente o fazem.

Também existem vários tipos de explosão como a erupção efusiva, explosiva e catrastofica.

Sem comentários:

Enviar um comentário