domingo, 22 de maio de 2011

Rochas Metamorficas

Nas Rochas Metamorficas existem três tipos:
- As de Metamorfismo regional

- As de Metamorfismo de contacto

- As de Metamorfismo de impacto




As de Metamorfismo Regional formam-se nas bacias de sedimentação, onde a erosão continua, e são depositados cada vez mais materiais fazendo com que a bacia se "afunde" devido ao peso dos materiais. Ao afundar, a bacia atinge condições de pressão e temperatura médias, e o material ao reorganizar-se na bacia, forma rochas metamorficas.



No metamorfismo de Contacto forma-se quando uma camâra magmática se instala nas rochas, e devido às altas temperaturas do magma, as rochas à sua volta vão sofrer um cozimento. Quanto mais próximas as rochas estão da camâra magmática, maior será o grau de metamorfismo. Mais tarde, quando a camâra magmática arrefece, formam-se as rochas metamorficas.





O metamorfismo de impacto forma-se em pressões e temperaturas altas. Este tipo de metamorfismo forma-se apenas quando, por exemplo, um meteorito cai na superficie terrestre, e com o impacto as rochas que estão na cratera sofrem um cozimento, devido às altas temperaturas do meteorito, havendo assim fusão entre as rochas terrestres com o meteorito



Sem comentários:

Enviar um comentário