segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

História da Astronomia



Os homens primitivos foram os primeiros cientistas, pois como na altura não haviam muitas distracções eles divertiam-se a olhar para as estrelas.






Mais tarde, cerca de III séc. a.c., Aristóteles apersentou a teoria geocêntrica, que consistia que a Terra era o centro do Universo e todos os outros astros giravam à sua volta em órbitas perfeitas, porque se os Deuses eram perfeitos e viviam na Terra, logo a Terra era perfeita. Aristóteles dizia também que os astros estavam suspensos em bolas de cristal, e foi ele que descobrio que a terra era redonda.




Aristarco, contêmporaneo de Aristóteles, IIIséc.a.c., desenvolveu a teoria heliocêntrica. Esta teoria consistia em que o Sol estava no centro do Universo e que os restantes astros giravam em seu torno, mas a teoria não foi aceite pois contradizia as ideias religiosas.





Mais tarde em IIséc. a.c., Ptolomeu aproveitou de Aristóteles e completou-a. Ele explicou vários fenómenos com as fases da Lua, eclipses... Apesar de ser complicada, esta teoria foi aceite.






Eratóstenes, na mesma época, descobriu o perímetro da Terra. A sua descoberta envolveu vário. cálculos e o mais interessante é que ele pagou um caminhante para contar o número de passos entre as duas cidades. Esta informação foi-lhe muito importante.





Em 1543, Niculau Copérnico, apresentou uma nova teoria que explicava o movimento dos planetas: no centro do sistema solar estava o Sol e a Terra passava a ser mais um dos planetas, que circulava em órbitas circulares em torno do Sol. Copérnico apresentou a sua obra Revolutionibus Orbium Coelestium em 1543, o ano da sua morte. Esta obra continha toda esta informação.






Galileu no séc.XVI pega na luneta dos árabes, e transforma-a de forma a que consiga provar que a teoria heliocêntrica está correcta, usando a fases de Vénus.






Kepler, disse que as órbitas dos planetas não são circulares mas sim elípticas, explicando a diferença de brilhos dos planetas.






Isac Newton descobre a força da gravidade.







Einstein apresenta a noção de que o Universo é finito só que ainda estava em expansão. Também é conhecido por dizer que a matéria se transforma em energia. Para explicar este facto diz que o Sol e as estrelas brilham porque transformam a sua massa em energia.







Na actualidade podemos afirmar várias coisas em relação ao espaço, porque os telescópios espacias dão-nos informações preciosas sobre o espaço.



Sem comentários:

Enviar um comentário