quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Sistema solar

O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por um conjunto planetas, e muitos objectos de menor dimensão entre os quais se contam os planetas anões asteróides, cometas...





Definições:



Estrela: É um astro rochoso de forma esférica, contém grande quantidade de hélio e hidrogénio e estes elementos químicos são responsáveis pela luminusidade da estrela.

Planeta Principal: É um astro rochoso de forma esférica, pode conter grandes quantidades de gases e descreve uma órbita à volta da estrela(Sol).

Planeta secundário: É um astro rochoso de forma esférica, órbita à volta do planeta principal, e é de menores dimensões do planeta principal.

Planeta Anão: É um astro rochoso de forma esférica, é de pequenas dimensões, e descreve uma órbita diferente dos outros planetas do sistema.

Cometa: É um astro de forma esférica constituido por poeiras, gases e gelo e quando se aproxima do Sol os gases descongelam, o gelo derrete eo cometa fica com núclo, cabeleira e cauda. Quando isto acontece o cometa é visivel a olho nu, pois deixa o rasto de uma cauda.

Asteroide: É um astro rochoso de forma irregular, situa-se principalmente na cintura interna, entre Marte e Jupiter.



Meteorito: É um fragmento de astro rochoso de forma irregular, que embate na superficie terrestre e dão-nos informções sobre os constituintes do Universo.

Meteoróide: É um fragmento de astro que atravessa a nossa atmosfera.

Estrela cadente: É constituido por poeiras e gases, provenientes de fragmentos de asteroides e de cometas que entram na nossa atmosfera e ardem.


Sem comentários:

Enviar um comentário