Pale- antigo
onto- ser
logia- estudo
logia- estudo
paleontólogos: cientistas que estudam os fosseis
Importância dos fossies: são importantes para o estudo da evoluição das espécies, e para a descoberta de recursos minerais (petrólio, carvão,...)
Fosseis: restos/vestigio de seres vivos que ficaram preservados nas rochas onde viveram
Fossilização: passagem de um ser orgânico para o estado de fossil, isto é, a transformação da sua matéria viva num resto de mineral.
1- O animal morre
2- Fica imediatamente submerso
3- petrefica e as partes moles do ser vivo desaparecem
4- Ao longo dos milhões de anos vai haver troca entre os contituintes do ser vivo e da rocha. Chega a ujma altura em que não se distingue o peixe da rocha porque são feitos da mesma matéria
5-Ocorre uma falha e o animal vem ao de cima
Recristalização: Ocorre quando se dá um rearranjo da estrutura cristalina de um mineral, dando-lhe mais estabelidade, como por exemplo a transformação de aragonite em calcite.
Mumificação: Ocorre quando o ser vivo ficou em âmbar ou em gelo. É o mais raro de todos os tipos de fossilização, mas devido ao âmbar (resina) e ao gelo, o ser vivo conserva as suas partes moles, dando-nos informações preciosas à cerca do ser vivo.
Incrustação: Ocorre quando susbstancias trazidas pelas àguas que se infiltram no subsolo e se depositam em torno do animal ou planta, revestindo-o, como por exemplo acontece em animais que morreram no interior de cavernas.
Mineralização: Ocorre quando substâncias minerais são depositadas em cavidades existentes em ossos e troncos. É assim que se forma a madeira petrificada
Carbonificação: Ocorre quando há perda de substâncias voláteis restando uma película de carbono. É mais frequente nos restos de seres vivos contendo quitina, celulose ou queratina
Moldagem: Processo mais vulgar, resultado do preenchimento interno das partes duras do ser vivo por sedimentos ou da moldagem da parte externa das partes duras do ser vivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário