domingo, 28 de novembro de 2010

Morfologia dos Oceanos

O oceano tem cerca de 4 km de profundidade, e por isso não existe ninguém nem nenhum objecto que consiga descer la a baixo, porque a pressão e tanta que não iam aguentar. Então os cientistas tiveram de inventar um objecto que conseguisse captar os fundos oceânicos, mas sem ter de ir la abaixo, e esse objecto foi o sonar. O sonar é um objecto que emite ondas e que quando as ondas tocam no fundo do oceano vêm para cima, permitindo-nos assim ter uma ideia de como e o fundo oceânico. A partir desta máquina inventaram-se também as máquinas de ecografia.



1-Plataforma Continental: zona aplanada, ligeiramente inclinada, faz parte da costa continental e vai até aos 150 metros de profundidade e exrende-se aproximadamente em 2km. Vivem na plataforma cerca de 90% das espécies marinhas, excluindo as espécies que migram e as que vivem no rifte.
2- Talude Continental: é a zona que faz parte da crosta continental muito inclinada (adrupta) que vai dos 150 metros aos 4km de profundidade em cerca de 200 metros.
3-Fossa Oceanica: zona de choque entra a crosta continental e a crosta oceânica. A crosta oceânica por ser tão densa mergulha por baixo da crosta continental originando simos e vulcões. Pode antingir os 12 km de profundidade como na fossa das matianas no Japão
4- Planície abissal: contituida cerca de 75% dos fundos oceanicos é uma zona aflanada
5- Dorsais médio-oceanicas: são grandes cadeias de montanha que dicidem os oceanos ao meio. Tem aproximadamente 2km de altura e 2km de comprimento. A Islândia é o unico local onde a dorsal aparece na superficie
6- Rifte: vulcão do tipo fissural que origina as dorsais e é responsável pela formação da crosta oceânica e também pelo afastamento dos continentes. Localiza-se no meio das dorsais.





Sem comentários:

Enviar um comentário