Estado de saúde de uma populaçãoExistem indicadores que avaliam o estado de saúde das populações:
- Esperança média de vida;
- Taxa de mortalidade infantil;
-Taxa de doenças infecto-contagiosas;
- Taxa de obesidade;
- Taxa de doenças cardio vasculares.
Medidas de promoção da saúde - Hábitos individuais de saúde (alimentação equilibrada, higiene corporal, práctica de exercicio físico);
- Melhorias das condições de higiene e salubridade-ambiente propício à saúde (recolha e tratamento dos residuos sólidos, habitações que assegurem as condições de salubridade, eliminação dos focos de contagios, medidas anti-sépticas, tratamento e distribuição de água potável);
- Ordenamento do território;
- Campanhas de vacinação;
- Rastreios;
Para a promoção da saúde há que ter em conta a prevenção. Existem vários níveis de prevenção da saúde: primária, secundária e terciária.
Prevenção primária: esta directamente relacionada com as vacinas. A sua utilização permite combater doenças na sua maioria mortais.
Prevenção secundária: está relacionada com os rastreios,ou seja, detecção precoce de doenças. Por exemplo higiene oral, visão, colestrol, glicose, hipertensão entre outros. Estes rastreios são muito importantes pois é mais fácil actuar no início da doença.
Prevenção tercearia: Está relacionada com a reabilitação da doença, como por exemplo a fisioterapia, programas para toxicodependentes e alcoolicos.