segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Leucócitos (Glóbulos brancos)

Os leucócitos têm como função defender o organismo, o seu local de


formação é na medula vermelha dos osso, orgãos linfáticos (gânglios linfáticos, timo e baço). A sua duração é de uma semana e a sua função é a defesa do organismo, tem uma forma irregular e com nucleo.







Diapedese: é a capacidade que todos os leucócitos têm para sair pelas paredes capilares, ele sai acompanhado com o plasma para proteger ou ir de encontro a uma substância tóxica








Fagocitose: quase todos os leucócitos o fazem. O glóbulo branco detecta um corpo estranho vai de encontro a ele e envolve-o com os pseudópodes (falsos pés), e depois digere-o num vacúolo com insimas. Os leucócitos que fazem a fagocitose são os macrofagos que são os maiores e a maioria, e os que não fazem são os linfócitos.





Producção de anticorpos: os linfócitos são um tipo de leucócitos, que quando os macrófagos não conseguem neutralizar um agente patogénico, eles actuam e produzem anticorpos para neutralizar o mesmo. Há medida que vão produzindo anticorpos, este fica registado na memória do núcleo, adquirindo assim imunidade.


Curiosidade: as vacinas servem para prevenir doenças, e para isso injecta-se agentes patogénicos enfraquecidos para os linfócitos ficarem com o seu registo no núcleo, para quando tiver-mos essa doneça os linfócitos actuarem de imediato. Não existem vacinas contra a SIDA porque esta é um vírus em constante mudança, por isso quando os linfócitos produzem um anticorpo para a neutralizar esta muda de configuração, e os anticorpos produzidos não têm efeito, tendo então de produzir outros, continuando sempre assim

Sem comentários:

Enviar um comentário