
Inspiração: o diafragma contrai e desce, os músculos intercostais contraem e obrigam as costelas a subir e a deslocarem-se para fora, aumentando a cavidade torácica. Os pulmões expandem-se e o ar entra carregado de oxigénio.

pulmões e órgãos que auxiliam os movimentos respiratórios.




uerdo,



e a sua duração é de 120 dias. A sua forma é regular, são discos concavos achatados ao centro. O seu núcleo pode ser perdido quando entra na corrente sanguínea. A sua função é transportar O2 e CO2 (oxigénio e dioxido de carbono). Uma das proteinas que constituem a hemácia é a homoglobina, que é constituida por ferro, e o ferro neste caso faz a ligação directa com o oxigénio, ou seja, quando o glóbulo vermelho chega aos alveolos pulmonares, o ferro "atrai" o oxigénio. 



Nível trópico: forma como cada ser vivo arranja alimento dentro do ecossistema
Productores: são os vegetais que através da fotossíntese fixam energia luminosa e produzem substâncias orgânicas
Consumidores de 1º ordem: organismos que comem os productores, e geralmente são herbívoros
Consumidores de 2º ordem: alimentam-se de herbívoros, sendo geralmente carnívoros, ou seja alimentam-se dos animais de 1º ordem
Consumidores de 3º ordem: alimentam-se dos seres de 2º ordem ou 1º, e assim sucessivamente
decompositores: decompõem a matéria orgânica transformandoa em inorgânica
Teias alimentares: conjunto de cadeias alimentares num ecossistema que se interligam
Autotróficos: produzem o seu próprio alimento
Aeterotróficos: precisam de outros seres para sobreviver



A Caldeira Vulcânica forma-se quando um vulcão deixa de entrar em erupção, e que devido à erosão a cratera entra em colapso, e devido às passagens das estações a caldeira vai encher-se de àgua. Os maiores perigos das caldeiras são a água estar a exercer demasiada pressão, e a cratera desabar outra vez, ou o vulcão entrar em erupção outra vez.
Existem dois tipos de dunas:
encontram no tecto, ao encontrarem um obstáculo caiem devido à força da gravidade, largando assim carbonato de cálcio e formando a estalactite.



O caos de blocos é uma paisagem característica do granito. Este ao arrefecer e devido à pressão divide-se em cubos quase perfeitos, mas devido aos agentes erosivos (chuva) o cubos vão deformando-se transformando-se então em esferas. Este processo demora muitos anos a acontecer.
As de Metamorfismo Regional formam-se nas bacias de sedimentação, onde a erosão continua, e são depositados cada vez mais materiais fazendo com que a bacia se "afunde" devido ao peso dos materiais. Ao afundar, a bacia atinge condições de pressão e temperatura médias, e o material ao reorganizar-se na bacia, forma rochas metamorficas.